Crônicas de Botequim

POA 39C°

POA 39C°

Rubem Penz

Estúdio Tec Áudio, pretérito perfeito. Foi um só take, na contagem de quatro tempos com as baquetas, valendo. Depois, colocamos o improviso de guitarra e a percussão. POA 39C°, composição de Antônio Xavier e arranjo coletivo, fecha o álbum Passatempo, prestes a completar 20 anos. Há quem não acredite ser possível essa marca nos termômetros em Porto Alegre, mas está assim lá fora. Quer outra incredulidade? Nunca mais tocamos essa música.

Se não me falha a memória, o tema entrou no CD meio sem querer. Havia a concordância de que ele não estava pronto, não estava na mão. Para nós, músicos amadores, é importante ter segurança. Ainda mais por termos optado por gravações ao vivo, ainda que em estúdio. Significa executar a música todos juntos, sem errar ou, no mínimo, com um erro passível de edição. Parênteses: ao baterista esse privilégio não contempla, pois é uma performance quase ineditável.

Todo bom álbum precisa disso: terminar com promessas, reverberando os acordes.

Adoro POA 39C°. Com mil perdões ao trocadilho, é uma música com clima. Ela tanto desliza quanto salta; tanto excita quanto acalma; tanto antecipa os próximos acordes quanto surpreende. E fecha o disco com um dos improvisos mais incríveis de sax soprano feitos pelo Felipe – e tudo vai sumindo em fade out como um pôr do sol no Guaíba. Todo bom álbum precisa disso: terminar com promessas, reverberando os acordes. É uma forma de fidelizar o ouvinte.

Tantos louvores dotam esta música com uma aura de mistério. Não estava pronta, experimentamos um take. Ficou bom, não repetimos uma segunda tentativa. Não iria entrar no CD, entrou em uma posição de destaque (seu encerramento). É interessantíssima, nunca mais tocamos. Tipo fogos de artifício, brilhou e se apagou em seguida, impossível de se repetir.

Talvez tudo seja culpa do calor.

***

Dia 11 de janeiro o Grupo Versão Brasileira vai se apresentar no Café Fon Fon, ali na Vieira de Castro, bem na lateral do Colégio Militar. Sobre isso, duas certezas: ficaremos felizes com sua presença e, claro, POA 39° não está no set list.

 

 

Comentários
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar