VER NA RUBEM

Fonte: RUBEM - Revista da Crônica – Notícias, entrevistas, resenhas e textos feitos ao rés-do-chão.

A habitual “sala dos cronistas”, no Bar Apolinário, em Porto Alegre, recebeu apenas mulheres durante este ano de 2015. É que, pela primeira vez, a oficina “Santa Sede – Crônicas de Botequim” foi dedicada exclusivamente a elas. Organizada por Rubem Penz, cronista da RUBEM, a oficina permitiu que nove escritoras produzissem textos sobre temas que permeiam o universo feminino: espelho, culpa, sapatos, sedução, filhos, segredos, salão de beleza, feminismo… E o resultado pode ser conferido na antologia que o grupo lançará neste dia 15 do mês que, não à toa, se chama de “outubro rosa”.

A partir da leitura de textos “canônicos” no gênero da crônica, as mulheres, vindas de diversas áreas profissionais, e com idades e estados civis variados, produziam os seus próprios textos e, a cada segunda-feira, se encontravam na Cidade Baixa, berço da boemia porto-alegrense, para apresentar e aprimorar os seus escritos – além, é claro, de celebrarem a alegria do encontro, pois um dos objetivos da oficina é justamente o de reunir cronistas naquele que é considerado o seu habitat natural, a mesa de bar.

Esse ambiente permitiu que a oficina fosse além dos aspectos pedagógicos e que entre os participantes fossem criados laços de amizade, facilitando a confiança para compor e ler textos por vezes confessionais. Na antologia, já apelidada de “Livro Rosa da Santa Sede”, as autoras mostram a escrita reflexiva, arguta e divertida da crônica. Único homem na oficina, Penz avalia esta como uma das mais prodigiosas experiências literárias e de convivência que já experimentou e se considera privilegiado por poder mergulhar tão a fundo no que pensa e sente a mulher contemporânea.
Participam do livro as cronistas Ana Luiza Tonietto Lovato, Ana Paula Vieira de Moraes, Andrea Troller Pinto, Bruna Marçal Cabrera, Joana Narvaez, Maria Lucia Meirelles, Marta Leiria Leal Pacheco, Patrícia Franz e Paula Luersen. A obra conta ainda com uma apresentação de Mariana Ianelli, também cronista da RUBEM.

Serviço:
Lançamento da Santa Sede – Crônicas de Botequim 6, Safra 2015 (Ed. Buqui)
Quando: 15/10 às 19h30
Onde: Apolinário, Rua José do Patrocínio 572, Cidade Baixa, Porto Alegre/RS
Contatos: rubempenz@gmail.com ou (51) 9123-5540

Textos Relacionados

Comentar

Your email address will not be published.