The news is by your side.

Oficina Santa Sede seleciona participantes

2 969

APERITIVO SANTA SEDE COM LISTA DE PRÉ-INSCRIÇÃO!

Participe das mais prazerosas oficinas literárias da cidade.

Aperitivo Santa Sede: Idealizada para servir de tira-gosto para a Santa Sede – crônicas de botequim do ano seguinte, a versão Aperitivo acontece de setembro a novembro, sempre nas segundas-feiras, uma turma às 18h e outra às 20h. São 12 encontros para dar os primeiros passos na crônica e ganhar prioridade para seguir na oficina mãe. Não perca essa chance de conhecer a dinâmica de oficina de botequim ainda esse ano. Vagas limitadas.

Inscreva-se agora em rubempenz@gmail.com

SINOPSE:

Quando falamos de crônica, nos reportamos a um gênero literário com escritores boêmios por natureza, absorvidos pelos humores da noite. Afinal, nada mais informal, cotidiano, bem humorado e espirituoso do que uma turma de amigos em torno de uma boa mesa de bar. Inegavelmente, muitos dos maiores cronistas brasileiros, de agora e do passado, colheram e plantaram seus temas, reflexões e pronúncias neste ambiente tão fértil. Ainda mais quando a conversa seguiu regada por um chope dourado e de colarinho perfeito.    Por isso, só pode ser aprazível ambientar uma oficina literária de crônicas em uma mesa de boteco. E não em um boteco qualquer: estaremos no Apolinário, um dos mais simpáticos espaços de lazer da Cidade Baixa, berço da boemia porto-alegrense.

Desde o princípio, em 2010, a proposta foi ousada. Resume-se (para olhos ingênuos) a uma mesa reservada para a nova turma em um determinado dia da semana, sem nenhum isolamento ou preparação especial. Ao contrário: disposta de modo a ter a conversa contaminada pelo burburinho do entorno, interrupções do garçom, chegada de amigos e toda sorte de ocorrências de um lugar público. No momento em que determinado texto é lido, seja pelo orientador, seja pelo oficinando, o ato precisa conter o mesmo ímpeto de quem quer ter sua opinião levada em conta durante um debate acalorado.

O formato denominado de “Aperitivo” contempla os estilos fundamentais de se escrever crônicas, observados nos textos mais consagrados do gênero. Sua dinâmica foi pensada para absorver especialmente quem ainda não experimentou outras oficinas, com a vantagem de ser a crônica um ótimo texto de entrada na literatura. A descontração que só a mesa de bar oferece brinda a iniciativa com um sabor todo especial. Experimente!

 

CRONOGRAMA E INVESTIMENTO:

 Aperitivo Santa Sede:

09, 16, 23 e 30 de setembro, 07, 14, 21 e 28 de outubro, 04, 11, 18 e 25 de novembro.

Investimento: 3 X R$175,00

Inscreva-se agora em rubempenz@gmail.com

 

2 Comentários
  1. Alvaro Reischak de Oliveira Diz

    Olá Rubem…

    Como faço para me candidatar ao Santa Sede?
    Grande abraço,

    Alvaro

    1. rubempenz Diz

      Caro Álvaro,
      Estou abrindo lista para a oficina “Aperitivo Santa Sede” que inicia em setembro. Serão 12 encontros de introdução ao gênero em dois horários: 18h e 20h, sempre nas segundas-feiras no Apolinário.
      Fale comigo pelo e-mail rubempenz@gmail.com
      Abraços, Rubem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.