Sabe com quem está falando?

Pois, digo:

Eu sou o terceiro de cinco filhos de uma mãe e três pais diferentes. Um deles – importante você saber – ficou, e ele é o pai de nós todos. Um homem que acorda antes do sol até hoje e tem a honestidade impressa nos calos das mãos.

Eu sou dos poucos da turma da rua de infância – e aqui peço que entenda por rua uma picada de terra batida sem meio-fio ou encanamento – que manteve distância da malandragem, e não foi por falta de oportunidade, não. Devo isso à família. Quem fala com você é alguém com família, diferente de alguém que fala em nome dela.

Tem mais: sou lá de casa o primeiro a chegar na faculdade, e isso não me faz um metido – sou é muito grato. Particular, à noite, com bolsa, trabalhando. A mais velha tem curso técnico; o segundo, pedreiro igual ao pai. Dos outros vou cuidar para que cheguem longe.

Achou pouco? Permita me gabar: antes do orgulho em ter o telefone de algum poderoso, bato no peito e digo que vagabundo nenhum sabe o meu número e pede algum favor. Quem me conhece já adivinha que a função pública, para a qual prestei concurso, não é nada além de um trabalho honesto.

Ah, torceu o nariz, agora? Mas não se preocupe, não. Acho tanta graça de quem pensa que servidor público é parasita, quanto dos que pregam serem todos os empresários uns exploradores. Aliás, convido você a passar um dia ao lado da minha mulher, que tem um salão de beleza, e ver quanto ela trabalha. É fácil generalizar, né? Muito, muito cômodo.

Se você ainda não sabe com quem está falando, as últimas pistas: sou daquilo que se costuma chamar de maioria silenciosa. Gente ao seu redor em todos os lugares o tempo inteiro e, ainda assim, absolutamente invisível. Nascido de um mosaico de pessoas na memória do cronista. Alguém cujo valor é ser honrado. Você sabe o que é honra?

Não é pouco, né? Perdão, nem deveria contar tanta vantagem. Você quem começou.

4 comentários em “Sabe com quem está falando?”

  1. Andrea Brodt Rojas

    Que lindo presente conhecer um pouco (ou muito!) mais de ti por meio deste belo texto. Trouxe mais orgulho ainda do colega! Obrigada! Beijo grande

gostou? comente!

Rolar para cima