Li que em 1996 a Lei municipal 7.767/96 da Câmara de Vereadores de Porto Alegre indicou o último domingo de novembro para ser o dia para celebrar o Guaíba. Não sei se está valendo, pois consta revogada em maio de 2010 (Lei municipal 10.904). Não sou especialista na área ou vereador. Ainda assim, lanço a ideia de instituir o primeiro sábado de maio como o novo Dia do Guaíba por ser o coincidente período em que ocorreram as maiores enchentes de nossa história (1941 e 2024). Troco apenas a palavra “celebrar” para “respeitar” nosso amado curso d’água.
Neste novo Dia do Guaíba não teríamos shows, bailes ou queima de fogos. Os rituais seriam de prevenção: com a presença da imprensa, autoridades públicas e sociedade civil, fechar todas as comportas como quem cumpre uma rotina de simulação de cheias para colocar em teste o sistema; repassar o funcionamento das diversas as bombas de drenagem – com e sem energia elétrica – e fazer uma prestação de contas sobre os investimentos do ano no sistema de águas, esgotos e diques.
Paralelamente, teríamos na data um simpósio anual com especialistas convidados para debates plurais sobre temas correlatos: ecologia, plano diretor urbanístico, desenvolvimento sustentado, tratamento de afluentes, revitalização de encostas… O casamento de um South Summit com um Fórum Social Mundial capaz de buscar consensos e nortear políticas de estado, e não de governo. Desarmar a deletéria montagem e desmontagem de estratégias a cada gestão – grande responsável por nosso atraso. Como bônus, inspirar e guiar os demais municípios gaúchos e brasileiros nestas questões.
E lanço a ideia também como provocação: desejamos que o legado da maior tragédia ambiental brasileira seja uma guerra de narrativas imediatista com vistas à eleição municipal e estadual, ou um verdadeiro aprendizado? Com toda a certeza a resposta para tal pergunta influenciará o nível da discussão e da próxima cheia.
Uma excelente ideia!
Muito obrigado, Ana! Importante: se vota em Porto Alegre, mande-a para para o seu vereador. Ou algo novo acontece, ou estaremos fadados a repetir o passado.
Já fui eleitora em Porto Alegre. Hoje voto no Rio de Janeiro, minha terra natal. Mas o conselho vale para todo país ou países, não é mesmo?
Acho que vale!
Tai uma pessoa que mereceria meu voto.
Obrigado. Porém, mantenho uma distância segura da política partidária.
Excelente idéia, Rubem! Conte com meu apoio. Obrigada!
Obrigado, Maria Laura!
Tomara que a crônica chegue em quem decide!
Abraços
Excelente ideia!!!
Obrigado, Iara!!!
Muito boa a ideia. Vou sugeri-la para a vereadora na qual votei.
Que bom, Kátia! Beijos
Bela proposta, Rubem! Vou sugeri-la para a vereadora na qual votei.
Rubem, excelente proposta! Vamos mudar a mentalidade e os políticos.
Concordo, Mercedes! Abração
Muito bom!
Parabéns!
Muito obrigado, Helena!