Teste para o pós-manifestação

Rufar dos Tambores 529

Teste para o pós-manifestações

O clima está grave, nebuloso, complexo. Mas sempre há espaço para a descontração. Assim, o Instituto de Pesquisas do Botequim tem o prazer de apresentar um teste nada científico e, com ele, traçar o suposto perfil comentado dos leitores da coluna.

Se desejar, por favor, marque os parágrafos com (V) para verdadeiro e (F) para falso:

Massa de manobra é: grande quantidade de pessoas que se move sem muito senso crítico, na base da empolgação, jurando estar fazendo o melhor, inocentemente desconhecendo as verdadeiras intenções de seus líderes confessos ou ocultos, pois, se as conhecesse de verdade (a fundo), dificilmente estaria ali para dar os olhos ao spray de pimenta (   ).

Jovem militância é: grande quantidade de pessoas que se move sem muito senso crítico, na base da empolgação, jurando estar fazendo o melhor, inocentemente desconhecendo as verdadeiras intenções de seus líderes confessos ou ocultos, pois, se as conhecesse de verdade (a fundo), dificilmente estaria ali para dar os olhos ao spray de pimenta (   ).

Mídia golpista é: grupo de comunicação aparelhado por determinada corrente ideológica cujo objetivo único, diuturno e, muitas vezes, inconfesso é o de esculpir argumentos em prol de sua causa, escolher imagens que reforcem conceitos parciais, revidar imediata e ferozmente ataques opositores, além de ser especialista em negar sua real natureza, posando de inocente (   ).

Mídia engajada é: grupo de comunicação aparelhado por determinada corrente ideológica cujo objetivo único, diuturno e, muitas vezes, inconfesso é o de esculpir argumentos em prol de sua causa, escolher imagens que reforcem conceitos parciais, revidar imediata e ferozmente ataques opositores, além de ser especialista em negar sua real natureza, posando de inocente (   ).

Resultados:

Se você marcou, alternadamente, V e F (ou F e V), saiba que já não estamos mais em tempos de Guerra Fria. E o risco que todos corremos é você lamentar isso. Perceber um só lado como ardiloso tem nome, e não é democracia.

Se você marcou tudo F, vai aí algumas novidades: não existe Papai Noel. Nem Coelhinho da Páscoa. Nem amadores na política. Nem almoço grátis – alguém paga.

Se você marcou apenas V, só me resta desejar boas vindas ao nosso imperfeito e misteriosamente belo país, onde todos os gatos são pardos, há filtros necessários para tudo o que se ouve e lê, e onde rir das idiossincrasias políticas não é delito grave. Ainda…

gostou? comente!

Rolar para cima