Reiniciar Verão

Rubem Penz

Existe uma tecla no computador que abre três opções: cancelar, desligar e reiniciar. Lancei mão de sua imagem para marcar o retorno da Oficina Santa Sede ao espaço presencial para o curso intensivo de Verão, e vou aqui justificar essa escolha.

A alma de nossa atividade nasceu, cresceu e está ligada de modo insubstituível ao prazer de fazer parte de uma turma de bar – um grupo selecionado de pessoas com dia e hora marcados para, semanalmente, colher afeto e crescimento pessoal. Nosso denominador comum – a literatura – abre-se para trocas mais amplas, todas exploradas em textos crônicos, breves e confessionais. Por isso, houve quem adivinhasse tempos sombrios ao cair a noite do isolamento social.

Agora começa a chegar a hora do botão “reiniciar”. Será fácil? Não!

Porém, havia uma recusa cabal diante da opção “desligar”. Bati em “cancelar” para os encontros no bar e a oficina, ligada, migrou para dentro da tela. Devo muita gratidão às Safras 2020 e 2021 – compuseram livros incríveis. Também deixaram suas marcas “Marias & Clarice” e “Horas Íntimas”, em Master Class, e os cursos Circuito, Mosaico e Aperitivo: turmas que nem tomaram conhecimento da frieza dos encontros virtuais e aqueceram os corações. Cada um abrindo seu vinho, cerveja ou espumante, fizemos muitos brindes à distância. E a turma Aperitivo criou uma atividade que tem tudo para virar tradição: a crônica de amigo secreto.

Agora começa a chegar a hora do botão “reiniciar”. Será fácil? Não! Já para o curso intensivo de Verão, precisaremos exigir oficinandos com o calendário vacinal em dia para frequentar a mesa do novo Apolinário. Talvez apenas quem lê a crônica retire a máscara – os demais baixem apenas para comes & bebes –, tudo com o máximo de cuidado. Um erro seria crer que ninguém mais vai sair de casa em nenhuma hipótese, para todo o sempre. Na certa um castigo demasiado severo para um grupo que faz a mesa mais invejada da cidade – aberta, plural, humorada, inteligente, amorosa e insubstituível.

Aliás, estaremos com novidades: todos conhecerão o novo Apolinário, na Rua da República, 552, em plena “Alameda da República”, um espaço super bacana que está chegando.

***

Sim, as inscrições de Verão estão abertas. Segundas-feiras, módulo virtual; terças-feiras, para quem deseja iniciar no mundo da boemia crônica; quartas-feiras com programa pensado para veteranos. Escreva para contato@oficinasantasede.com.br e receba as informações.

2 comentários em “Reiniciar Verão”

gostou? comente!

Rolar para cima