Temos aí dois conceitos que podem ser confundidos quando fundidos: certeza e fé. Afinal, a certeza é uma fé e a fé, uma certeza. Se existe algo que possa diferenciar, ainda que sutilmente, é o tempo. Assim, tomamos o passado como mais afeito às certezas e, ao futuro, designamos fé. Mais ou menos por aí… (sobre o que escrevi tenho certeza ou fé?).
Exemplos práticos para fins de raciocínio: quinze anos atrás compilei diversas crônicas e compus “O Y da questão e outras crônicas”, meu primeiro livro. Tudo o que eu tinha naquele momento era fé. No ano seguinte, depois de ter experimentado noites de autógrafos dignas de influencers (Z Café Iguatemi), de autores maduros (Feira do Livro) e de sonhadores (Livraria Cultura em SP), nasciam tranquilizadoras certezas.
Mais sobre a fé: em março de 2010, ao reunir a primeira mesa da Santa Sede, ela era tão pura que o nome da oficina já remetia ao sagrado. Mesmo antes de ganharmos o Prêmio Açorianos (Destaque Literário), a realidade supunha pensarmos em termos de certeza. Nem por isso prescindo de fé: estão abertas as matrículas para os módulos de segundo semestre (Aperitivo e Mosaico), e creio no sucesso que será ter você, leitor, no grupo.
Juntando os parágrafos anteriores, chegamos ao Tiago Maria e seu primeiro livro autoral: “Semvergonho – crônicas com e sem noção”. Pode parecer estranho, mas para este lançamento, tenho muito mais certeza do que fé. Autor nascido Tiago na maternidade e amadurecido Maria na mesa do bar, é certo que despertará a paixão de quem correr no site de vaquinha eletrônica e adquirir o livro. A fé coloco nas asas daquele anjinho da capa.
Se acredita em mim, passa hoje mesmo em http://kickante.com.br/l/semvergonho e garanta o seu exemplar. Rezo para isso acontecer. Certamente será a melhor escolha – este menino vem com tudo!
Salve, mestre! Muita honra pro meu tamanho. Agradeço o carinho de sempre. Nascer no ambiente sagrado de um bar, na mesa da Santa Sede, trata-se de um santo privilégio. Um milagre!
A benção, Rubem Penz.
Somos nós abençoados por ti, meu Maria! Parapenz!
Grande Tiago!
Estou feliz com seu lançamento(!), participo do Semvergonho Kickante!
Um forte abraço, “tamo junto”!
Viva os parceiros de bar! Obrigado, Altino!
Dá-lhe Tiago!! Parabéns Rubem!!
Obrigado, Silvio! Abração!